DENGUE, ZICA E CHIKUNGUNYA

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/09/2023 às 09:15   |   Imprimir

Nova amostragem do Lia classifica São Paulo das Missões com médio risco de epidemia.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de endemias divulgaram a nova amostragem do Levantamento de índice Amostral do Aedes Aegypty. O LIA foi realizado entre os dias 07 e 18 de agosto no município. Através da pesquisa larvária, se determina os níveis de infestação que se encontra o município. São Paulo das Missões registrou o índice de infestação de 1,3 indicando médio risco de epidemia.

Lembrando que os parâmetros estabelecidos pelas Diretrizes Nacionais para controle vetorial são: menor que 1% - baixo risco, de 1% a 3,9% - médio risco e acima de 4% - alto risco de epidemia. Durante a pesquisa, o Setor de Endemias observou que a população está mais atenta aos perigos da infestação do Aedes Aegypti, eliminando objetos que possam ser criadouros de focos do mosquito dentro dos domicílios, porém, em algumas casas, foram encontrados focos com larvas positivas de Aedes aegypti em recipientes.

A Secretaria Municipal de Saúde junto com o Ministério da Saúde orienta que para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, é preciso a colaboração de todos. As agentes de endemias agradecem a parceria que vem dando certo junto com a comunidade, permitindo a entrada em suas residências e estabelecimentos comerciais.