A IMPORTÂNCIA DAS FÉRIAS ESCOLARES PARA AS CRIANÇAS

Para as crianças, as férias escolares é um momento de lazer como para qualquer pessoa. Brincar, acordar um pouquinho mais tarde, aproveitar mais os pais, familiares e amigos.

Para os pais e responsáveis, no entanto, as férias escolares podem ser um desafio, principalmente para aqueles que trabalham o dia todo, demandando um pouco mais de esforço para ter tempo para as crianças, e também criatividade para entretê-las.

Além do descanso merecido após uma rotina intensiva de estudos, as crianças também necessitam de lazer e atenção familiar para desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas, afinal elas não aprendem apenas quando estão na escola.

Alguns benefícios das férias escolares para as crianças:

- MELHORA DA SAÚDE MENTAL

As férias fazem bem para adultos e crianças. Assim como pais e responsáveis ficam estressados, irritados e cansados quando trabalham por muito tempo sem descanso, as crianças podem ter os mesmos sintomas se estudarem sem parar. As férias, portanto, as ajuda a manter em dia sua saúde mental, trazendo sensação de bem-estar, o que contribui com uma volta para as aulas mais disposta.

- INCENTIVO À SOCIALIZAÇÃO

Durante o período de férias, as crianças devem ter mais liberdade para socializar com pais, familiares e amigos. As brincadeiras de rua com os vizinhos e amigos são ótimas nesse processo, assim como os encontros na praça.

- FORTALECIMENTO DOS LAÇOS FAMILIARES

Com mais tempo em casa, as crianças têm a chance de ter mais contato com seus pais, irmãos e demais familiares. Isso incentiva o seu desenvolvimento emocional, além de fortalecer os laços familiares com mais momentos de atenção, cuidado e diversão.