GRUPO TEATRAL CULTUARTE É MAIS UM PROJETO POSTO EM PRÁTICA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, LAZER E DESPORTO

A idealização de um grupo de teatro é mais um projeto posto em prática pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto, através do setor de cultura. A iniciativa se dá por meio dos alunos da rede municipal de ensino, que passaram por uma seleção interna na EMEF Padre Francisco Rieger (o projeto será ampliado as demais EMEF’s no decorrer de 2024) que buscou trabalhar a confiança, criatividade e a integração dos estudantes.

O grupo de teatro municipal foi nominado "CULTUARTE PAULISTANO", uma mescla dos termos CULTURA e ARTE, que atualmente é uma das principais metas de trabalho da Equipe SMEC e segue sendo uma proposta de projeto continuado para o ano de 2024, estando também em consonância com a Constituição Federal referenciado que “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura (...), e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais” (art. 215).

O GRUPO CULTUARTE teve sua estreia no dia 07 de novembro de 2023 abrilhantando o Mês da Cultura Paulistana com a apresentação da obra teatral “A Cor de Coraline”. Em “A cor de Coraline”, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar.

A escolha dos temas das apresentações é norteada pelas diretrizes educacionais vigentes no currículo, sendo o caso da escolha do teatro “A Cor de Coraline”, baseada na Lei 10.639/2003, normativa essa que é considerada um marco na educação brasileira, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos educandários brasileiros, trazendo à tona assuntos como multiculturalismo, diversidade cultural e relações raciais que precisam ser discutidos pelos governantes e pela sociedade como um todo, principalmente nas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto segue buscando propiciar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das crianças e adolescentes paulistanos.