1º CONCURSO DE FOTOGRAFIA – ARTE & HISTÓRIA DO CANTÃO SUÍÇO DAS MISSÕES

No dia 07 de novembro de 2023, ocorreu a abertura do Mês da Cultura Paulistana, com a culminância de diversos projetos da rede de ensino municipal e estadual, como o 1º Concurso de Fotografia – Arte & História do Cantão Suíço das Missões, que buscou ressaltar as belezas naturais do nosso município em diferentes ópticas, a competição contou com a participação dos alunos das escolas municipais.

As fotografias passaram por uma seleção interna em cada escola e as selecionadas foram expostas no evento cultural, no qual passaram por um processo de avaliação com uma comissão formada a critério da Secretaria de Educação, sendo avaliada a explicação e argumentação de cada fotografia.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto parabeniza a todos alunos que participaram do concurso, em especial o aluno Maicon Kauan Vorpagel Grutzmann do 9º ano único da EMEF São José que obteve o primeiro lugar, o aluno Gudrian Rogério da Silva do 9º ano único da EMEF Cristo que obteve o segundo lugar e o aluno Gabriel Damke Wammes do 6º ano único da EMEF Cristo que obteve o terceiro lugar. A SMEC ressalta que a participação dos alunos foi essencial para o sucesso da 1ª edição do Concurso de Fotografia – Arte & História do Cantão Suíço das Missões.

Essa iniciativa visa promover um olhar diferenciado sobre o meio onde se vive, incentivar o desenvolvimento da visão artística na escola por meio da fotografia. A intenção é juntar o olhar artístico ao uso de novas tecnologias, como: câmeras fotográficas digitais, telefones celulares, entre outros equipamentos de captura de imagem. Ampliando, assim, a percepção visual e a compreensão de que o olhar na arte vai além do sentido físico da visão, permitindo revelações e outras relações com o entorno.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto deixa a seguinte mensagem: “ a vida é como uma câmara, foque no que é importante e capture bons momentos”.