- 10/12/2024
A Secretaria da Saúde, por meio das ACE - agentes de combate às endemias - está realizando a instalação das ovitrampas, essas armadilhas são utilizadas para monitoramento e identificação de áreas infestadas pelo mosquito da dengue, uma vez que ao diagnosticar a presença e a quantidade de ovos em uma determinada área as ACE conseguem direcionar as ações de prevenção.
O trabalho de instalação das ovitrampas já faz parte das estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti. As 50 ovitrampas estão sendo distribuídas conforme o georreferenciamento de até 200m, sendo 48 na cidade e 02 no interior do município. Conforme o último levantamento o índice de ovitrampas positivas para o mosquito da dengue foi de 36%, nas quais foram coletados 680 ovos do Aedes aegypti.
As ACE ressaltam a importância do apoio dos moradores e agradecem aos que disponibilizaram o espaço em suas residências para a colocação da armadilha.
Ressaltam também que estamos entrando no período crítico de infestação do mosquito, e pedem encarecidamente para cada munícipe que vistorie seu pátio e faça a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito.