SETEMBRO AMARELO – A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO PARA SALVAR VIDAS

  • Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/09/2023 às 09:16   |   Imprimir

Neste mês em que o enfoque é a prevenção ao suicídio, precisamos, enquanto profissionais e sociedade como um todo, estar atentos aos sinais e sintomas, identifica-los e dar um encaminhamento adequado.


No senso comum, o fenômeno suicídio remete a perguntas ou julgamentos, não se levando em consideração o ser humano em sua forma biopsicossocial. Portanto, este fenômeno deve ser visto como desfecho de uma gama de fatores acumulados ao longo da história de vida do sujeito.


Falar sobre o tema suicídio não aumenta de maneira nenhuma o risco, muito pelo contrário, falar abertamente sobre essa temática pode aliviar a tensão e a angústia que os pensamentos trazem. Todo tema de importância na saúde pública é obrigação da mídia e dos setores públicos abordar e divulgar as formas de tratamento adequado.


É de suma importância que fiquemos atentos e em caso de suspeitas temos à disposição o número 188 do Centro de Valorização da Vida, que atende 24 horas por dia, 7 dias por semana e oferece escuta especializada e auxilia na prevenção de atos contra a vida. Além dos canais oficiais é fundamental que as pessoas que estão sentindo algo sobre, que busquem os amigos, familiares ou ajuda de terceiros, ou até mesmo do setor público e dialoguem sobre o assunto.


A prevenção e o diálogo podem salvar vidas!