SMEC, PROFESSORES E MONITORES DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DE FORMAÇÃO

No dia 26 de junho, os professores e monitores da rede municipal, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Desporto de São Paulo das Missões participaram de importante formação promovida pelos municípios da AMM – Associação dos Municípios das Missões e organizado pela Coordenação Regional dos Secretários de Educação.

A formação esteve a cargo da URI de Cerro Largo e aconteceu no Salão Paroquial. O evento decorreu ao longo de todo o dia, tendo como tema as Contribuições Neurocientíficas para os Processos de Aprendizagem e Educação, sendo ministradas ao longo do dia pelo Professor Dr. Guilherme Nogueira.

As palestras tiveram os seguintes títulos: O desenvolvimento nos primeiros anos de vida e a influência do meio na modulação do cérebro e organização do comportamento; Neurobiologia da Motivação e da Vontade; Como se dá a interação entre Sistema Emocional e Cognitivo na Aprendizagem e no Comportamento; Neurofisiologia da aprendizagem – o fluxo de processamento das informações; O impacto do Vínculo Afetivo no potencial aprendente; As Funções Executivas – o papel na aprendizagem e no funcionamento social.

As formações tiveram o objetivo principal de ser um espaço de qualificação de conhecimento com a contribuição das Neurociências, para um aprofundamento acerca dos aspectos que envolvem o desenvolvimento, o comportamento humano e os mecanismos neuropsicobiológicos envolvidos nos processos de aprendizagem.

O dia de trabalho foi alicerçado na apresentação de materiais da área da Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem e no diálogo entre os participantes, dispondo de subsídios que permitam ampliar o arcabouço informacional dos participantes e instigar novas formas de pensar e agir as estratégias procedimentais de cada domínio profissional.