REDE DE APOIO À ESCOLA E ESCOLA DAMKE FAZEM TRABALHOS DE SENSIBILIZAÇÃO DO MAIO LARANJA

O Dia 18 de Maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal Nº 9970/00 e se deve ao assassinato de Araceli Crespo, aos 8 anos de idade, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A Legislação que institui a data prevê também a realização de campanhas de conscientização, ilustrando e exemplificando a prevenção e combate ao abuso de forma geral. Este trabalho tem sido realizado nas escolas municipais e estadual, contando com o apoio e suporte da Rede de Apoio à Escola – RAE.

A RAE é um grupo transversal, que integra profissionais da educação, gestores públicos, órgãos de segurança, Conselho Tutelar e outras entidades paulistanas em prol da resolução de problemas no ambiente escolar. A Rede cumpre um importante papel no combate à evasão, indisciplina e demais necessidades docentes e discentes.

A RAE conta com a presidência da Professora Clessi Damke Berwaldt e é secretariada pela Supervisora Educacional da SMEC, Professora Miriam Vogt. Como parte das estratégias de sensibilização, os alunos 2º Ano B da Escola Damke, em atividade vinculada ao componente curricular de Expressão Corporal e acompanhados de integrantes da RAE, têm visitado as escolas em nosso município.

Durante as visitas, é apresentado um teatro que faz representações de cenas que caracterizam situações de abuso. Em um segundo momento, os integrantes da RAE falam sobre o papel da Rede, seus componentes e suas funções, sensibilizando os alunos sobre os canais de denúncia e as demais formas pelas quais estes podem procurar ajuda.

A Administração Municipal agradece pelo trabalho realizado e pela parceria no combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A participação de toda sociedade é fundamental para a efetividade da campanha e para a erradicação de tudo que compromete a formação plena de nossas crianças.