ALUNOS DA EMEF PE. FRANCISCO RIEGER VISITAM FONTE PROTEGIDA

Em atividade de campo desenvolvida na disciplina de Geografia, os alunos do sétimo ano da EMEF Pe. Francisco Rieger visitaram a fonte protegida construída na propriedade de Diego de Abertol, na Linha Heloísa Sul.

A construção da fonte, que foi matéria na imprensa municipal, despertou o interesse de alunos e professores. Com o auxílio da EMATER, Secretaria de Educação, Cultura, Lazer e Desporto e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi organizada uma visita guiada ao local, com o objetivo de conhecer a estrutura e as características das fontes protegidas.

Acompanhados pela equipe de extensão rural da EMATER e pelos servidores da Secretaria de Agricultura, os alunos receberam perguntas guia, com pontos a serem respondidos posteriormente como avaliação da atividade.

Além das características do relevo, os alunos observaram a vegetação, os materiais utilizados, as técnicas de filtragem e canalização, bem como os fins para os quais a água captada é utilizada, as melhorias que ainda podem ser feitas e o papel das fontes protegidas na preservação de nascentes e garantia de abastecimento.

A equipe da EMEF Pe. Francisco Rieger agradece a atenção de todos que viabilizaram esta visita e que contribuíram para o aprendizado dos alunos. As atividades práticas são fundamentais para incentivar a curiosidade e motivar, pelo exemplo, a consciência ambiental e a valorização do meio em que estamos inseridos.