ADMINISTRAÇÃO VISITA ACAMPAMENTO DO 4º REGIMENTO DE CAVALARIA BLINDADO

A população de São Paulo das Missões já percebeu o constante movimento de veículos do Exército Brasileiro em nosso município. O 4º Regimento de Cavalaria Blindado “Dragões do Rio Grande”, de São Luiz Gonzaga, está instalado no Parque Municipal de Exposições a fim de posicionar-se estrategicamente e executar a Operação Fronteira Sul.

A Operação Fronteira Sul acontece subordinada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) e à Operação Ágata. Estas ações possuem caráter interagências, integrando diversos ministérios e órgãos de segurança com o objetivo de fortalecer a proteção dos quase 17 mil quilômetros de fronteiras terrestres do Brasil no combate aos ilícitos transnacionais.

O 4º RCB de São Luiz Gonzaga está subordinado à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, de Santiago, junto aos regimentos de Itaqui, São Borja e Santa Rosa. Os regimentos estão envolvidos em diversas frentes da Operação Fronteira Sul, com o mesmo objetivo. O helicóptero, avistado pela população no dia de ontem, cumpriu o papel de reconhecimento territorial e coleta de inteligência.

Em visita ao alojamento, o Prefeito Municipal foi recebido pelo Comandante do 4º RCB, Ten. Cel. Diego Morais Duarte. Na ocasião, além da apresentação, o Comandante delimitou o escopo da operação e a atuação do EB. O Prefeito, por sua vez, colocou-se à disposição das Forças Armadas para quaisquer demandas e agradeceu pela confiança em alojarem-se no município.

A Operação Fronteira Sul não tem prazo definido para conclusão. As barreiras montadas pelo EB na região estão vinculadas a esta atividade. A Administração informa ainda que o acampamento do 4º RCB em nada irá interferir na realização dos Jogos Rurais Sol-a-Sol, previstos para o sábado, 20 de maio.