27 DE SETEMBRO – DIA DO TURISMO

27 de setembro é o Dia do Turismo. Nesta data especial, queremos exaltar as belezas e pontos turísticos de São Paulo das Missões. O município destaca-se pelo turismo religioso e o agroturismo. Dentre tantas opções, apresentamos aqui alguns dos expoentes de nossa cidade, que são ótimas opções para lazer, cultura e religiosidade.
 
A Chácara da Amizade está localizada na comunidade da Vila Pinheiro Machado. Na chácara você pode desfrutar da natureza e de uma bela paisagem para fotos e eventos, bem como demais atividades desportivas e recreativas. A Chácara da Amizade é um lugar onde cultiva-se a humildade e a simplicidade.
 
A Gruta Nossa Senhora é um local de paz e calmaria em meio à natureza. A gruta é um ponto onde munícipes vão para devoção e admiração. Fica localizada em um dos pontos mais altos da área urbana, oferecendo uma bela vista do Cantão Suíço das Missões. Diz-se que ela olha pela população e a protege dos maus tempos.
 
O Oratório de Nossa Senhora, localizado na Vila Pinheiro Machado, reúne mais de 600 imagens oriundas de mais de 30 países. Local de devoção e oração, recebe a já tradicional Romaria ao Oratório, realizada em parceria pela mantenedora, Administração Municipal e Liga Feminina de Combate ao Câncer. A 4ª Romaria ao Oratório de Nossa Senhora acontece no dia 12 de outubro de 2022.
 
O Trevo do Imigrante, que dá acesso ao Município, tem o monumento de uma família com um arado de bois, que representam a família colonizadora que por ali passou. Eternizada por um artista local, a obra foi feita totalmente à mão, com características únicas que cada obra realizada possui. Em 2022 foi finalizada a construção do Portal do Imigrante, com arquitetura similar às construções europeias, fazendo jus ao título de Cantão Suíço das Missões.
 
A Igreja Matriz São Paulo Apóstolo foi construída de 1968 a 1978, com colaboração e empenho da população paulistana. Da antiga igreja matriz, após reformas e adaptações, resultou um bom e funcional Centro Comunitário, onde se realizam cursos, festas e reuniões. A casa paroquial, edificada em 1939, representa um memorial da colonização alemã e continua em boas condições de uso.